terça-feira, 18 de junho de 2013

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM
CONTO “PAUSA” DE MOACYR  SCLAIR


Cursista: Maria Aparecida Donizetti do Carmo e Silva


Público alvo: 8ª série/9º ano.
Duração :  2 a 4 aulas .
Objetivo : reconhecer a tipologia narrativa e suas características , gênero conto, analisar, compreender e interpretar o texto .
Conteúdo :  texto “Pausa”     
-leitura, análise e interpretação do conto 
-intertextualidade com o texto “ Circuito Fechado”
- Características do gênero conto.
- Vida e obra do autor
 Estratégias: leitura , análise dos textos, comparações de informações dos textos.
Recursos : textos digitados ,dicionário, figuras representando pausas, roda de leitura, questionamentos .
Avaliação : participação e registro dos alunos, interpretação e análise do texto.   
TEXTO “PAUSA” DE MOACYR  SCLAIR



imagem : www.spotamatomy.it2012´pausa  


ANTES : Ativação  do conhecimento
Partir do conhecimento prévio do aluno com perguntas como: alguém conhece este símbolo? O que ele significa? Lembram  de  algum tipo de pausa ? Pausar o quê e porque ?  Pesquisar no dicionário o significado da palavra pausa. Você já fez alguma pausa em sua vida? Sobre o que o texto vai falar? Conhecem o autor do texto?
Comparar tipos de pausa



  Imagem :www.com.br/noticias/ciências-saúde/realizar
  
Durante : Texto “Pausa”
Leitura colaborativa pela  professora e  alunos.
Leitura paulatinamente  em determinado parágrafo  .
Sublinhar algumas partes e questionamentos.

Texto  “Pausa”
 "Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para o banheiro, fez a barba e lavou-se. Vestiu ­se  rapidamente  sem ruído. Estava na cozinha, preparando sanduíches, quando a mulher apareceu, bocejando:
—Vais sair de novo, Samuel?
Fez que sim com a cabeça. Embora jovem, tinha a fronte calva; mas as sobrancelhas eram espessas, a barba, embora recém­ feita, deixava ainda no rosto uma sombra azulada. O conjunto era uma máscara escura.
— Todos os domingos tu sais cedo — observou a mulher com azedume na voz.
— Temos muito trabalho no escritório — disse o marido, secamente.
Ela olhou os sanduíches:
—Por que não vens almoçar?
— Já te disse: muito trabalho. Não há tempo. Levo um lanche.
A mulher coçava a axila esquerda. Antes que voltasse à carga, Samuel pegou o chapéu:
—Volto de noite.
 (ParadaSeria aqui uma parada do casamento? Questionamento sobre as palavras grifadas.
 As ruas ainda estavam úmidas de cerração. Samuel tirou o carro da garagem. Guiava vagarosamente, ao longo do cais, olhando os guindastes, as barcaças atracadas.
Estacionou o carro numa travessa quieta. Com o pacote de sanduíches debaixo do braço, caminhou apressadamente duas quadras. Deteve­ se ao chegar a um hotel pequeno e sujo. Olhou para os lados e entrou furtivamente . Bateu comas  chaves do carro no balcão, acordando um homenzinho que dormia sentado numa poltrona rasgada. Era o gerente. Esfregando os olhos, pôs ­se de pé.
—Ah! Seu Isidoro! Chegou mais cedo hoje. Friozinho bom este, não é? Agente...
—Estou compressa, seu Raul!—atalhou Samuel.
— Está bem, não vou atrapalhar. O de sempre. — Estendeu a chave.
Samuel subiu quatro lanços de uma escada vacilante. Ao chegar ao último andar, duas mulheres gordas, de chambre floreado, olharam­ no com curiosidade:
—Aqui, meu bem!—uma gritou, e riu: um cacarejo curto.
Ofegante, Samuel entrou no quarto e fechou a porta à chave. Era um aposento pequeno: uma cama de casal, um guarda­ roupa de pinho; a um canto, uma bacia cheia d'água, sobre um tripé. Samuel correu as cortinas esfarrapadas, tirou do bolso um despertador de viagem, deu corda e colocou ­o na mesinha de cabeceira.
Puxou a colcha e examinou os lençóis com o cenho franzido; comum suspiro, tirou o casaco e os sapatos, afrouxou a gravata. Sentado na cama, comeu vorazmente quatro sanduíches. Limpou os dedos no papel de embrulho, deitou­ se  e fechou os olhos.
Parada ( observar lugar ,os objetos  nome Isidoro trocado  ;o que os alunos deduzem ?)
Dormir.  Parada  ( pausa )
 Em pouco, dormia. Lá em baixo, acidade começava a mover ­se: os automóveis buzinando, os jornaleiros gritando, os sons longínquos.
Um raio de sol filtrou­ se pela cortina, estampou um círculo luminoso no chão carcomido.
Samuel dormia; sonhava. Nu, corria por uma planície imensa, perseguido por índio montado a cavalo. No quarto abafado ressoava o galope. No planalto da testa, nas colinas do ventre, no vale entre as pernas, corriam. Samuel mexia­ se e resmungava .Às duas e meia da tarde sentiu
uma dor lancinante nas costas. Sentou­ se na cama, os olhos esbugalhados: o índio acabava de trespassá ­ lo com a lança. Esvaindo­ se em sangue, molhado de suor, Samuel tombou lentamente; ouviu o apito soturno de um vapor. Depois, silêncio.
Parada (Samuel sonha ,mas no sonho é perseguido, isto mostra que a rotina não foi quebrada  )
 Às sete horas o despertador tocou. Samuel saltou da cama, correu para a bacia, lavou-se. Vestiu- se rapidamente e saiu.
Sentado numa poltrona, o gerente lia uma revista.
—Já vai, seu Isidoro?
— Já — disse Samuel, entregando a chave. Pagou, conferiu o troco em silêncio.
—Até domingo que vem, seu Isidoro—disse o gerente.
—Não sei se virei—respondeu Samuel, olhando pela porta; a noite caía.
— O senhor diz isto, mas volta sempre — observou o homem, rindo. Samuel saiu.
Ao longo do cais, guiava lentamente. Parou,  um instante, ficou olhando os guindastes recortados contra o céu avermelhado. Depois, seguiu .Para casa."
SCLIAR, Moacyr.In:BOSI,Alfredo.O conto brasileiro contemporâneo. SãoPaulo: Cutrix,199
 Depois: Localização de informações; generalizações  
 Checar se os alunos entenderam qual tipo de pausa o texto cita .
Ver se conseguiram ver que a pausa  era do stress do dia a dia na vida da personagem.
Retomar as  pistas que induziram  os alunos a pensarem em traição.
Nesse momento falar da importância do sono, como é o sono no dia a dia deles?

Intertextualidade   Texto “Circuito Fechado



imagem : origem www.comum de um :rotina 


 Intertextualidade   Texto “Circuito Fechado

 Chinelo, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoadura, calça, meias, sapatos, gravata, paletó. Carteira, níqueis, documentos, caneta, chaves, lenço, relógio. Jornal. Mesa, cadeiras, xícara e pires, prato, bule, talheres, guardanapo. Quadros. Pasta, carro. Mesa e poltrona, cadeira, papéis, telefone, agenda, copo com lápis, canetas, bloco de notas, espátula, pastas, caixas de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, telefone. Bandeja, xícara pequena. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vale, cheques, memorando, bilhetes, telefone, papéis. Relógio, mesa, cavalete, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, bloco de papel, caneta, projetor de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. Táxi. Mesa, toalha, cadeira, copo, pratos, talheres, garrafa, guardanapo, xícara. Escova de dentes, pasta, água. Mesa e poltrona, papéis, telefone, revista, copo de papel, telefone interno, externo, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, telefone, papéis, prova de anúncio, caneta e papel, relógio, papel, pasta, cigarro, fósforo, papel e caneta. Carro. Paletó, gravata. Poltrona, copo, revista. Quadros. Mesas, cadeiras, prato, talheres,copos, guardanapos. Xícaras. Poltrona, livro. Televisor, poltrona. Abotoaduras, camisa, sapatos, meias, calça, cueca, pijama, chinelos. Vaso, descarga ,pia, água, escova, creme dental, espuma, água. Chinelos. Coberta, cama, travesseiro.
Ricardo Ramos. Circuito fechado:contos, 1978

Interpretação do texto
1-    Pesquise o significado da palavra circuito e explique o título escolhido para o texto.
2-    Com base na leitura, responda às perguntas:
a) O personagem é um homem ou mulher? Como você concluiu isso?
b) Qual é a possível profissão dessa pessoa?Justifique
c) Em que cidade poderia morar?
d Será que a rotina dele continuaria a mesma?
3- Em que o tema dos dois textos se assemelham ?
4-As personagens expressam os mesmos sentimentos e atitudes com relação à rotina? 
  
Sugestão :reflexão 



 imagem : origem Kiwinuclear.com.br ( mude a sua rotina diária )


BIBLIOGRAFIA:

- Imagem : Pausa -www.spotanatomy.it 2012/pausa
-Imagem :www.com.br/noticias/ciências-saúde/realizar
-Imagem : origem www.comum de um :rotina 
-Imagem : origem Kiwinuclear.com.br ( mude a sua rotina diária )

Textos : Pausa de : SCLAIR, Moacyr Jaime.Texto: Pausa In: Bosi,Alfredo.O conto brasileiro          
                                    contemporãneo.São Paulo; Cutrix,1997 .da Apostila do Curso  Melhor
                                    Gestão Melhor Ensino.
   texto: Circuito Fechado de : RAMOS, Ricardo.Circuito Fechado In ; Os melhores contos. São Paulo:Blobal.by                                                       herdeiros de Ricardo Ramos .Caderno do aluno, volume, p.36.  
 Leitura :  ROJO, R. H. R. (2002) A concepção de leitor e produtor de textos nos PCNs: “Ler é melhor do que                        estudar”. In M. T. A. Freitas & S. R. Costa (orgs) Leitura e Escrita na  Formação de Professores,                         pp. 31-52. SP: Musa/UFJF/INEPCOMPED.




Nenhum comentário:

Postar um comentário